Alagoas tem quatro representantes aprovados; Mercatus investirá no audiovisual.
A Mercatus, junto a mais três representantes da comunicação independente de Alagoas, está na lista dos selecionados para o programa Acelerando Negócios Digitais, do ICFJ (Centro Internacional para Jornalistas) em parceria com a Meta.
Foram 80 negócios de mídia escolhidos em todo o país, além de outros 80 jornalistas. Na primeira categoria, de Organização, os alagoanos selecionados foram Mercatus e Agência Tatu, enquanto na segunda categoria, as jornalistas Lícia Souto (Revista Alagoana) e Raíssa França (Eufêmea) desenvolverão projetos independentes.
O programa visa contribuir com a melhoria nos modelos de negócios e a sustentabilidade financeira dos veículos midiáticos digitais e tradicionais (de diversos tamanhos e localidades) que atendem ao público brasileiro.
Além disso, a proposta é ajudar os negócios a utilizar ferramentas digitais de forma inovadora e estratégica para desenvolvimento e crescimento dos seus negócios.
Estúdio Mercatus
Com a aprovação no programa, a Mercatus irá receber mentorias exclusivas por cinco meses, além de apoio financeiro no valor de 15 mil dólares para executar o projeto Estúdio Mercatus.
De acordo com o Diretor de Negócios da startup, Arthur Stuart, o resultado da seleção é, acima de tudo, uma validação do projeto de mídia da Mercatus para Alagoas, que está cada vez mais voltado para o audiovisual e ao infotenimento.
“A Mercatus faz um trabalho independente de impulsionamento de profissionais e negócios alagoanos com um viés técnico e positivo, utilizando as principais tendências de comunicação na era digital: unindo a informação ao entretenimento”, declara.
Stuart explica que, mais do que produzir novos produtos audiovisuais, o projeto faz parte de uma estratégia de negócios para gerar novas formas de monetização.
“O Estúdio Mercatus será o nosso espaço para gravar entrevistas, podcasts e matérias em vídeo cobrindo o mercado alagoano, com a qualidade de mídias digitais de referência nacional e internacional. Ter um projeto desse nível acontecendo em nosso estado é um grande diferencial para marcas e profissionais que queiram se posicionar em seus mercados”, ressalta.
Parceiros
Para se adequar às necessidades e expectativas do ecossistema de mídia no país, o programa Acelerando Negócios Digitais foi pensado em parceria com associações de mídia brasileiras.
Além da Meta e ICFJ, fazem parte da iniciativa: Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), Aner (Associação Nacional de Editores de Revistas), ANJ (Associação Nacional de Jornais), ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e ABMD (Associação Brasileira de Mídia Digital).
Quer saber mais sobre negócios em Alagoas? Siga a Mercatus nas redes sociais.