Pesquisa foi divulgada nesta sexta-feira (12).
O Dia das Mães deve movimentar aproximadamente R$ 33 milhões em Maceió este ano, uma queda de 9,42% em relação a mesma data de 2022.
A informação é de pesquisa divulgada pela Fecomércio-AL nesta sexta-feira (12). De acordo com a entidade, o fato pode ser atribuído ao cenário econômico/político novo, altas taxas de juros e endividamento grande das famílias alagoanas.
No entanto, mesmo com a redução em relação ao ano passado, 73,5% dos maceioenses pretendem comprar presente para a mãe, mostra o levantamento.

Os entrevistados que não irão presentar alegaram não ter a quem o fazer (34,20%) ou não ter o hábito de dar presentes na data (35,80%).
Sobre os locais para as compras, a sondagem realizada pela Fecomércio-AL apontou que 79,3% dos entrevistados irão adquirir o presente em lojas localizadas em shoppings, bairros e no centro da cidade.
Apenas 12,4% comprará em lojas online, o que, segundo a entidade evidencia a circulação de dinheiro dentro da capital alagoana e a não fuga de recursos para fora do estado.
Em relação à justificativa do ambiente de compra, os consumidores destacaram que o mais importante é o espaço com grandes possibilidade de consumo e a proximidade com a residência do entrevistado.
Sobre onde pretendem comemorar a data, de maneira isolada os restaurantes são os locais preferidos para celebrar a data, tendo 27,30% de preferência dos entrevistados, seguidos pelas residências de pais ou parentes.
A pesquisa foi realizada pela Fecomércio-AL entre os dias 06 a 10 de maio de 2023, em ambientes de consumo de grande circulação de pessoas e mercadorias e trabalhou com uma amostra de 431 entrevistados, tendo com base nisso um nível de confiança de 95% e margem de erro amostral de 5%.
Quer saber mais sobre economia em Alagoas? Siga a Mercatus nas redes sociais.
VEJA MAIS