Ovos de Páscoa devem levar 111 milhões de consumidores às compras.
No próximo domingo (9) será comemorada a Páscoa 2023 e uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que cerca de 111 milhões de brasileiros vão em busca dos tradicionais ovos de Páscoa.
Entretanto, com o aumento dos preços do produto comercializado pelas grandes marcas e estabelecimentos, o consumidor tende a buscar alternativas.
A pesquisa aponta que 62% das pessoas que vão às compras estão achando os ovos de Páscoa mais caros e 81% pretende fazer pesquisa de preços antes.
Além disso, 42,9% dos interessados em comprar ovos de Páscoa neste ano devem dar preferência para produtos caseiros e artesanais. Desse total, 32% preferem o item caseiro por ser personalizado e 21% por acreditarem que a qualidade seja melhor.
Em vista disso, a época pode ser uma ótima oportunidade para empreendedores gerarem uma renda extra com o item sazonal.
Inovação pode ser chave para lucrar mais
A nutricionista e consultora de desenvolvimento de produtos artesanais Helena Menezes explica que, na Páscoa, empreendedores do ramo alimentício se fortalecem atendendo consumidores que desejam mais do que produtos tradicionais.
Para ela, apostar em receitas saudáveis pode ser uma boa tática para conquistar o público que já está propenso a fugir do catálogo das marcas tradicionais.
“Temos um crescimento enorme de consumidores na busca por produtos orgânicos, veganos ou sem ingredientes alergênicos, como glúten, lactose e soja. Isso é um grande exemplo”, cita.
A especialista faz ainda uma série de sugestões que podem ser exploradas durante essa época do ano.
“Outras opções de produtos são chocolates no pote, brownies recheados, biscoitos artesanais banhados com chocolate e ovos salgados com recheios diversos, como bacalhau cremoso, creme de camarão, entre outros.”
No entanto, antes de colocar os produtos novos no catálogo, Helena alerta para a necessidade de conhecer o cliente. Isso pode ser feito com uma pesquisa de mercado, para entender o que os potenciais compradores desejam adquirir.
“É importante entender o perfil dos clientes, ou seja, o público alvo e avaliar o tipo de produto para você e o seu negócio. É inviável focar em um público que busca orgânicos se sua clientela não consome”, explica.
Entretanto, ter controle sobre o que está sendo ofertado e a capacidade de atender a demanda também é fundamental.
“Não exagere na diversidade de receitas. Quanto maior a variedade, maior será o valor do estoque, isso dificulta o ganho na produção e complica até a divulgação”, sinaliza a nutricionista.
Preços e precificação para os ovos de Páscoa
A pesquisa da CDNL mostra que a maior parte dos consumidores deve gastar em torno de R$ 200 nas compras de Páscoa. Do total, 26% pretende comprar entre 3 e 4 itens. Por isso, os empreendedores precisam ter cuidado na precificação para garantir o lucro.
“Além dos insumos, o preço final deve levar em conta os gastos com energia, água e o tempo investido. Importante se atualizar e buscar informações com profissionais e fornecedores de referência”, orienta a especialista.
Uma outra estratégia para conseguir precificar bem o produto, além da qualidade, é investir em uma apresentação atraente.
“A embalagem é um elemento importante e atrai especialmente os que vão comprar para presentear. Caprichar na apresentação é essencial, porque comemos com os olhos! Sabor, textura e a aparência dos produtos artesanais são fundamentais para a escolha”, pontua Helena.
Para saber mais sobre economia em Alagoas siga a Mercatus nas redes sociais.


