Segundo dados do Sebrae, cerca de 24% dos empreendedores brasileiros são mulheres negras.
Comemorado em 08 de março, o Dia Internacional da Mulher é lembrado durante todo o mês com ações de apoio e valorização feminina na sociedade. A data tem origem nas lutas feministas do final do século XIX e início do século XX.
A escolha da data foi feita oficialmente em 1975, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). No entanto, o movimento que influenciou a escolha aconteceu neste dia, em 1908, em Nova York, com cerca de 15 mil mulheres.
O grupo realizou uma manifestação reivindicando melhores condições de trabalho e o direito ao voto. Esse evento ficou conhecido como “Marcha das Mulheres”.
Negócios de mulheres pretas para conhecer e apoiar
E se a celebração tem tudo a ver com a luta e reivindicação por melhores condições de trabalho e direito à participação na democracia, nada melhor que incentivar o empreendedorismo feminino.
Além disso, segundo dados do Sebrae, cerca de 24% dos empreendedores brasileiros são mulheres negras. Pensando nisso, trouxemos quatro negócios de mulheres pretas para você conhecer e apoiar neste mês de março — e no ano inteiro. Confira!
Anela Doceria
Fruto da sociedade entre Andréa Bertoldo e Elane Nascimento, a Anela doceria tem como proposta ser uma doceria inclusiva. O negócio oferece doces veganos, zero lactose e saudáveis, visando atender quem tem algum tipo de restrição alimentar, mas não abre mão de um docinho.

Elane Nascimento 
Andréa Bertoldo 
Mas nem por isso os doces tradicionais ficam fora do cardápio, então tem para todo mundo e todos os gostos. Entre os produtos oferecidos estão cookies, mousses e o carro chefe da doceria, os donuts.
Quem quiser encomendar uma dessas delícias pode entrar em contato pelo Instagram da doceria, @aneladoceria.
Lojinha Solaria
Buscando explorar a criatividade das pessoas com produtos artesanais, a Lojinha Solaria é totalmente idealizada e produzida por Ashley Clarice. Atualmente, a loja dispõe de ecobags personalizadas — disponíveis em dois tamanhos, peças em crochê, telas e moldes em argila.

Ashley Clarice 

Nesse negócio, os clientes estão diretamente envolvidos no processo de criação dos itens — que também tem por objetivo ter um preço acessível para todas as pessoas da região. Assim, os pedidos são feitos por encomenda e sob medida.
Para usar a criatividade e adquirir sua peça artesanal, as encomendas podem ser feitas pelo Instagram @lojinha_solaria. Quem preferir também pode solicitar o WhatsApp via direct.
Nosso Mangue
Com o compromisso de valorizar os manguezais da região de Alagoas como ecossistema importante, Mayris Nascimento criou o Nosso Mangue, negócio de impacto social. Dessa forma, promovendo a recuperação, preservação e conservação dos mangues, Mayris trabalha com o turismo regenerativo.

Mayris Nascimento 

No passeio, as pessoas vivenciam uma rota ecológica dentro dos manguezais e conhecem um pouco sobre as plantas e sementes do mangue, incluindo o plantio de mudas. A programação inclui ainda uma explicação completa sobre compensação da pegada de carbono, também feita pelo negócio.
Aos interessados em conhecer e incentivar a preservação dos mangues, o contato pode ser feito pelo Instagram @nossomangue. A partir disso, a equipe poderá direcionar os outros canais de comunicação e até agendar reuniões para explicar como funciona a rota ecológica.
Salão Casa Nêga
Comandado por Alana Frazão e Estefanie Myllena, o Salão Casa Nêga tem como missão valorizar a beleza natural das pessoas através da aceitação, autocuidado e preservação da identidade. Com expertise em cabelos do ondulado ao crespo, o espaço oferece ainda maquiagens sociais e para noivas.

Alana Frazão 
Estefanie Myllena 
Corte à seco e estilizados, tratamentos, coloração, penteado, maquiagem e design de sobrancelhas são alguns dos serviços oferecidos. Além disso, o salão também trabalha com kits home care para manutenção dos cabelos em casa, toucas e fronhas de cetim para conservar definição e evitar frizz dos fios, entre outros.
Para viver essa experiência de autocuidados, os agendamentos são feitos online e a compra de produtos pode ser feita pelo WhatsApp (82) 99387-1079 ou presencialmente. O Salão Casa Nêga fica na Rua Pedro Paulino, número 281, no bairro do Poço, em Maceió.
Para saber mais sobre negócios e empreendedorismo siga a Mercatus nas redes sociais.