Cerimônia oficial de premiação da 73ª edição do Festival de Cinema de Berlim foi realizada no último sábado (25).
O curta-metragem alagoano “Infantaria” foi um dos vencedores na premiação do Festival de Cinema de Berlim, o Berlinale 2023. A obra recebeu o Prêmio Especial do Júri Internacional na mostra Generation 14plus.
Dirigido por Laís Santos Araújo, o filme foi destacado pelo júri como “um conto atmosférico, que constrói um mundo cinematográfico único, onde a feminilidade assume uma forma complexa dentro de cada uma das personagens”.
Ainda segundo o júri, o filme — cheio de camadas, molduras pintadas, cores e mundo intrigante — evoca o apoio entre mulheres. Infantaria teve financiamento da Lei Aldir Blanc, por edital da Secretaria de Estado da Cultura e da Economia Criativa de Alagoas (Secult-AL).
As gravações aconteceram na Barra de São Miguel, no Litoral Sul de Alagoas, pelas produtoras Aguda Cinema e Estranha Força.

Além do prêmio no Berlinale, o curta recebeu condecorações no Festival do Rio, no Cine Ceará e em diversos outros festivais nacionais e internacionais. O filme acompanha a família de Joana, uma garota que, prestes a fazer 10 anos, deseja entrar na puberdade.
No elenco Ana Luiza Ferreira, Karolayne Raíssa e Francisco Nunes estream no cinema. Os atores mirins contracenam com Ane Oliva, já conhecida no audiovisual alagoano, tendo atuado também em Carro Rei, de 2022.
A cerimônia oficial de premiação da 73ª edição da Berlinale foi realizada neste sábado, 25 de fevereiro, com alguns dos prêmios alternativos e das mostras paralelas anunciados nos dias anteriores ao evento.
Siga a Mercatus nas redes sociais para ficar por dentro de outras oportunidades de negócios e carreiras em Alagoas.