Pela primeira vez, Carnaval 2023 em Alagoas terá programação para foliões com bandas nacionais; ocupação hoteleira deve passar dos 90%.
A ocupação hoteleira para o Carnaval 2023 em Alagoas está em 90%, segundo a Secretaria de Estado do Turismo (Setur). A estimativa da secretaria é que o período gere uma média de R$ 100 milhões em movimentação econômica para o estado.
Embora não estivesse na lista de programações com festas carnavalescas, Alagoas já apresentava bons resultados nesta época desde 2019.
O empresário Pedrinho Tenório, da rede de restaurantes Massagueirinha, relembra que o último Carnaval antes da pandemia movimentou bastante o turismo na região.
“Em relação ao Carnaval 2020, foi muito bom, a movimentação foi muito, muito intensa, muito turista. Maceió, Alagoas, sempre são bem procuradas nos carnavais e a gente vinha da temporada 2019 com um crescimento muito bom. Infelizmente depois veio aquele problema todo com a pandemia e sofremos por dois anos”, comenta o empresário.
No entanto, mesmo sem festas, com a flexibilização das restrições, 2022 conseguiu apresentar uma melhora para o setor. Na mesma data do ano passado, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) registrou 80,86% de ocupação hoteleira.

Em alguns segmentos, como no caso dos resorts, o registro supera a marca de 90% para o período, chegando a 92,75% de ocupação, enquanto o de hotéis quatro estrelas atinge 90,44%, também de acordo com a entidade. Só na capital Maceió 95% dos leitos hoteleiros estarão ocupados durante as festas carnavalescas.
Novidade no Carnaval 2023 em Alagoas
E para quem gosta de festa, o Carnaval 2023 em Alagoas conta com uma programação bem mais extensa. Isso porque, neste ano acontecerão diversos shows durante o Carnaval em Maceió, além de outros destinos tradicionais como São José da Laje, Marechal Deodoro e diversos outros municípios.
A programação mais extensa, principalmente na capital, foge a regra. Afinal, a cidade é conhecida justamente pela calmaria nesta época, enquanto as vizinhas Recife e Salvador, por exemplo, agitam os foliões.
Entretanto, mesmo com uma programação atípica para quem foge das grandes agitações, Tenório acredita que Alagoas continuará agradando os turistas.

“Sempre é bom quando a cidade vem com eventos, com festa, né? Sempre é uma forma de movimentar a cidade e com isso movimenta os restaurantes. Que além das praias naturais, Alagoas é muito forte na gastronomia e com certeza qualquer programação extra vai influenciar”, aponta o empresário.
Ainda tem espaço para descansar em Alagoas
Mas quem reservou a viagem do Carnaval 2023 em Alagoas pensando em descansar ainda vai encontrar sossego em diferentes lugares. Na própria capital, em praias mais afastadas da área urbana, a tendência é que sobre silêncio.
Além disso, o estado continua com vários municípios que não abriram mão de ser destino para descansar em Alagoas. Por isso, os turistas que estiverem por aqui podem ficar tranquilos que tem programação para todos os gostos.
“Alagoas tem uma particularidade no Carnaval, a calmaria para quem não quer festa, não quer zoada. E aí tem um movimento muito bom para o turismo, é uma semana muito forte mesmo”, afirma Tenório.
Expectativa de faturamento no Carnaval 2023 em Alagoas
Antes mesmo do Carnaval começar, os empresários já faturaram com as prévias — estas sim tradicionais na capital, como o Pinto da Madrugada. Com seis unidades em Alagoas, Tenório revela que o Massagueirinha fatura bem no final de semana que antecede a grande folia no país.
“A movimentação da prévia sempre é muito boa, né? A prévia em Maceió pegou. Ela já vinha dando certo há uns três, quatro anos e voltou com tudo. É um movimento muito bom, muitos turistas e também muitos locais”, diz.
E mais que isso, o empresário destaca que nessa época do ano, mais da metade dos clientes são turistas. Por essa razão, os restaurantes já estão preparados para ficar de casa cheia durante toda a próxima semana.

“No carnaval a gente percebe muito turista. Eu acho que o público nos restaurantes e bares chega a 70, 75% de turistas. Então nos preparamos e a expectativa é de casa cheia a partir do sábado. E tem alguns turistas que ficam até o domingo da outra semana”, completa Tenório.
Comércio deve ter movimentação reduzida
No entanto, apesar da alegria típica da festa e das boas projeções para o turismo, outros setores não comemoram tanto. Para quem trabalha com o comércio, a tendência é que o faturamento caia nesta semana.
“Aqueles que trabalham mais com a parte comercial, o pessoal que tá no Centro da cidade ou em corredores de comércio, vamos dizer assim, esses já têm um impacto negativo. Nos dois primeiros dias diminui bastante a quantidade de clientes”, comenta Marcus Batalha, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
O fechamento das lojas e estabelecimentos na segunda e terça-feira de Carnaval é o principal responsável pelo impacto. Logo, a população deve ficar atenta ao horário de funcionamento de shoppings, lojas e mercados no Carnaval.
Siga a Mercatus nas redes sociais para ficar por dentro da economia e vida em Alagoas.