A startup de impacto socioambiental Amitis lançou, nesta quinta-feira (19), boxes de alimentos, que têm como objetivo principal beneficiar pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
O evento aconteceu no Sebrae Alagoas, em Maceió. A diretora de operações, Alana Christine explica que além de todo caráter social, o
novo produto também objetiva levar uma alimentação saudável e com praticidade para os centros urbanos do estado.
“Nosso delivery irá permitir que os clientes façam o pedido pela internet, ou seja, de uma forma mais prática, mas o melhor de
tudo é que além de se alimentar melhor, eles estarão ajudando outras pessoas e reduzindo impactos negativos no meio ambiente”, ressalta.
A empresa alagoana trabalha com a micro agricultura distribuída e visa combater os desperdícios gerados na cadeia produtiva de alimentos através de hortas hidropônicas sustentáveis e de baixo custo.
Tudo isso acontece por meio da venda das hortas para empresas de caráter ESG, que doam o produto para pessoas vulneráveis. A partir daí, a equipe do Amitis realiza a instalação do sistema e presta o suporte necessário para que o micro agricultor possa produzir, para então escoar
os cultivos para sua rede de assinantes, retornando um valor de até R$ 1,144 por mês.
Além disso, o negócio visa solucionar problemas ambientais, desde sua técnica, que não faz a utilização do solo para o plantio, permitindo o cultivo nas mais diferentes condições climáticas e tipos de ambiente. Até a sua irrigação, que possui um sistema cíclico e semi automático de água, que economiza 88% de água por mês em comparação à horta comum, gerando uma diminuição no tempo de manutenção para apenas dois dias semanais.
A horta possui uma estrutura de apoio composta por madeira de reflorestamento e garrafas PET, evitando a emissão de mais de 1 tonelada de CO2 na atmosfera todos os meses após a construção e contribui para a reutilização de resíduos sólidos.
Além do lançamento, o evento também contou com mesa redonda com a participação do reitor da Universidade Federal de Alagoas, José Tonholo e Áurea Andrade do Sebrae, assim como sorteios e depoimentos de micro agricultores.
Para a diretora de marketing do Amitis, Lilian Vicente, o evento foi um momento para divulgar mais o trabalho e impacto do negócio e uma oportunidade para captar futuros assinantes. A empreendedora ainda comentou que o evento também foi um espaço de aprendizado e muito networking para o ecossistema de impacto de Alagoas.