Crescimento é referente ao número de leitos ocupados no mesmo período de 2020.
Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, o movimento de turistas em Alagoas teve um aumento significativo nos últimos meses. Durante o ápice da pandemia, em 2020, os números caíram exponencialmente.
Um ano depois, a ocupação hoteleira no estado atingiu uma média de 76,92% em julho – crescimento de 232% em relação ao mesmo período de 2020, quando o número de leitos ocupados era de 23,11%. As informações são da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).
Com a redução no número de visitantes no estado na época, toda a cadeia produtiva do turismo foi comprometida. Agora com a retomada, a expectativa do setor é positiva para os próximos meses.

Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), André Santos, é esperado um número médio ainda maior de visitantes a partir de agosto.
“O avanço da vacinação e a diminuição do contágio e óbitos, aliados à liberação de praias e restaurantes com horários de funcionamento restabelecidos, o turista sente segurança de viajar novamente e vir para o nosso destino”, explica.
Para o presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Alagoas (Singtur-AL), Marconni Moreira, o turismo, que é uma das principais atividades econômicas do estado, deve se recuperar em breve.
“Há um maior movimento de turistas em Alagoas, mais precisamente nas últimas semanas, quando registramos um aumento bastante significativo nas praias alagoanas. Percebemos registros positivos na região Norte, em Maragogi, que para o mês de setembro já está com as reservas todas preenchidas para receptivos de grupos”, salienta Moreira.
Aumento no número de voos em agosto
Em agosto também começaram a operar os novos voos das rotas de Fortaleza e Rio de Janeiro, realizados pela Latam e Azul. Hoje, Alagoas conta, em média, com 26 voos diários, além da confirmação de novos voos regulares.
No primeiro final de semana de agosto, 46 aeronaves pousaram no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Além disso, a ampliação da malha aérea conta com voos regulares da nova companhia aérea ITA (Itapemirim), que deve operar inicialmente dez voos semanais para Alagoas.
Retorno seguro às atividades turísticas durante a pandemia
Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que certifica destinos seguros ao redor do mundo, ou seja, que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial.
Cinco cidades alagoanas foram contempladas com o selo: Maragogi, Porto de Pedras, Piranhas, Japaratinga e Delmiro Gouveia.
Cerca de 1.533 empreendimentos receberam o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, por seguirem os protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19. Alagoas ocupa o 2º lugar no ranking do Nordeste, atrás apenas da Bahia.