Selo Bandeira Azul é destinado a praias de excelência no mundo; apenas três do Nordeste possuem chancela.
A Praia do Patacho, localizada no município de Porto de Pedras, está concorrendo ao selo ambiental Bandeira Azul, credenciado pela Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, a certificação é concedida por intermédio do programa estabelecido pelo Instituto Ambiente em Rede para praias com um patamar de excelência.
Alagoas é o segundo estado do Nordeste a concorrer a certificação, sendo a Bahia o primeiro a receber o título em três de suas praias. Esse reconhecimento ecológico a nível mundial poderá expandir Alagoas como destino escolhido por viajantes do mundo inteiro.
O Governo do Estado de Alagoas anunciou neste mês de julho que vai investir mais de R$4,4 milhões no município de Porto de Pedras, a fim de realizar a estruturação e adequação da Praia do Patacho e chancelar o selo para a região.
Para receber o selo Bandeira Azul, as adequações devem incluir atividades de educação ambiental para residentes e turistas e informações sobre os ecossistemas e fenômenos naturais locais.
Além disso, dados sobre a qualidade das águas da praia e o código de conduta para o uso adequado da região e do ambiente natural deverão começar a ficar disponíveis para todos os usuários.
Também será elaborado o Plano Diretor de Porto de Pedras, lei que consiste na definição de parâmetros e incentivos para o desenvolvimento urbano da cidade com base na preservação da natureza. O plano é uma premissa necessária para a conquista do selo.
Reformulação da orla
O projeto de estruturação deverá reformular a orla da Praia do Patacho e construir um píer e um espaço cultural. As modificações serão feitas conservando as características naturais da praia, enquanto obras de infraestrutura urbana serão realizadas em outras localidades turísticas da cidade.
Assim, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Marcius Beltrão, destaca que o objetivo é promover um turismo focado no meio ambiente, fazendo com que a Praia do Patacho se torne um novo diferencial turístico no estado de Alagoas, atraindo ainda mais visitantes internacionais.
“Isso vai fazer com que o turismo internacional aconteça verdadeiramente em Porto de Pedras, por meio da concepção de um turismo totalmente focado no meio ambiente, que busca a integração do homem com a natureza”, pontuou o secretário.
Até o momento, o município está na fase piloto do processo para conquistar o selo Bandeira Azul. Essa etapa deve durar até novembro, com acompanhamentos semanais da praia para assegurar o cumprimento dos critérios exigidos para o programa.