Vítimas poderão bloquear o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários através de poucos toques.
O aplicativo “Celular Seguro”, que promete tornar smartphones inúteis após serem roubados ou furtados, foi lançado nesta quarta-feira (20) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Através da plataforma, as vítimas poderão bloquear o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários através de poucos toques. A versão para o navegador Google Chrome já havia sido lançada na terça-feira (19).
Quando uma ocorrência é registrada no Celular Seguro, um comunicado é enviado para as instituições parceiras. A ideia é ajudar usuários a levar menos tempo para avisar sobre roubos, furtos e perdas de smartphones.
A nova plataforma foi desenhada em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli, o Celular Seguro tem o objetivo de reduzir a atratividade do delito e desestimular a receptação de aparelhos roubados, que acaba incentivando o crime.
“Estamos construindo um botão de emergência, para que a pessoa rapidamente aperte e as operações fiquem bloqueadas, para que ela possa reorganizar sua vida com mais calma, sem ter a agonia de uma hora para outra parar sua vida para fazer 300 ligações para bloquear uma série de canais que expõem ela a crimes financeiros e golpes”, afirmou Capelli.
Como usar o Celular Seguro
Para acessar o Celular Seguro, é preciso visitar o site ou baixar o aplicativo na App Store ou no Google Play e, em seguida, clicar em “Login com gov.br” para inserir login e senha. A plataforma permite cadastrar telefones, pessoas de confiança e ocorrências.
Para cadastrar um celular:
- Na tela inicial, clique em “Registrar Telefone“;
- Selecione a opção “Cadastrar Telefone“;
- Insira dados sobre o aparelho, como marca, modelo, número e operadora;
- Clique em “Cadastrar“.

Para cadastrar um contato:
- Clique em “Pessoas de confiança“;
- Selecione “Cadastrar Contato“;
- Insira dados da pessoa (nome, CPF, telefone e e-mail);
- Clique em “Cadastrar“.

Para notificar roubo, furto ou perda:
- Clique em “Registrar Ocorrência“;
- Selecione “Meus Telefones“, para ocorrências relacionadas aos que você cadastrou, ou “Telefones de Confiança“, para os de seus amigos;
- Clique em “Alerta“;
- Informe dados sobre a ocorrência (data, hora, tipo, estado e cidade);
- Clique em “Emitir“.

Quer saber mais sobre tecnologia? Siga a Mercatus nas redes sociais.
VEJA MAIS