Ação visa ouvir os cidadãos de Maceió e empresas em prol de encontrar estratégias para desenvolver o turismo da cidade.
A população de Maceió está sendo convidada para participar da 2º Oficina do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável de Maceió (PDITS Maceió), que busca estratégias para alavancar o turismo local. O evento acontecerá na próxima quinta-feira (7), das 8h às 12h30, no Sebrae, no centro de Maceió.
O encontro é mais uma etapa da elaboração do PDITS Maceió, realizado pelo Governo do Estado de Alagoas por meio da Secretaria de Estado do Turismo – SETUR/AL. Luis Albuquerque, diretor executivo da empresa licitada para concepção do plano, LOG Estratégia, comentou sobre o evento.
“Nós já realizamos outro encontro com esse intuito e promoveremos mais uma rodada de interações com os participantes, que serão utilizadas no estudo. Ao final de nove etapas, após elaboração de um amplo diagnóstico, estratégias de desenvolvimento, e um plano de ação com ações detalhadas, entregaremos ao Governo de Alagoas um planejamento estratégico para os próximos 10 anos. Nossa entrega está prevista para o final de fevereiro do ano que vem”, informa o diretor executivo.
A 2ª Oficina do PDITS Maceió deseja receber toda a população que puder contribuir com questionamentos e ideias para o turismo da capital, e ainda convida autoridades estaduais, municipais e instituições públicas e privadas do setor turístico. Para comparecer, basta realizar inscrição de forma gratuita através do site.
Outros Projetos
Os planos mais recentes foram entregues no dia 22 de novembro, sendo três PDITS concluídos e elaborados após cerca de um ano de estudos, com 64 profissionais da LOG envolvidos. Entre as regiões contempladas pelos PDITS, estão: as regiões Caminho das Águas (11 municípios), Costa dos Corais (8 municípios) e Cânion do São Francisco (7 municípios).
Os três PDITS já entregues foram financiados pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) e devem custar R$2,2 bilhões para a implantação. Ainda segundo Luis Albuquerque, a CAF manifestou interesse em continuar com o financiamento para a implantação dos projetos.
Os PDITS já entregues, e o que está sendo elaborado para Maceió, contam com análises detalhadas das condições envolvendo Mercado Turístico, Meio Ambiente, Infraestrutura, Socioeconômica e Cadeia de Valor, Patrimônio Histórico, Maturidade Institucional e de Governança, e Conhecimento e Inovação.
Quer saber mais sobre vida em Alagoas? Siga a Mercatus nas redes sociais.
VEJA MAIS