Evento será realizado em Arapiraca e Delmiro Gouveia nos dias 21 e 22 de agosto, respectivamente.
O sertão e o agreste alagoano serão pela primeira vez palcos das etapas finais de um dos eventos mais importantes de esporte de aventura do país: o Rally dos Sertões. Nos próximos dias 21 e 22, Delmiro Gouveia e Arapiraca sediarão as 8ª e 9ª etapas do evento, respectivamente.
Com 333 competidores escritos, a chegada do evento, que está em sua vigésima nona edição, deve movimentar o comércio no interior do estado.
Além dos inscritos, as regiões onde serão realizadas as etapas do rally devem receber de 1.800 a 2 mil pessoas, fazendo com que haja um alto fluxo de capital, segundo informações divulgadas pelo Sebrae Alagoas.

Para o gerente adjunto da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Delmiro Gouveia, Vitor Pereira, o evento vai deixar um legado para os empreendimentos turísticos das regiões.
“Como o público que participará desse evento é um público que valoriza experiências, que viaja muito, você estará ali com a oportunidade de apresentar o seu destino para um volume grande de turistas. Isso também deixa uma possibilidade bem interessante para negócios futuros”, diz Pereira.
Capacitação para comércio local
Para preparar os empreendedores desses municípios para a chegada dos turistas, as Agências de Atendimento Integradas do Sebrae em Delmiro Gouveia e Arapiraca irão realizar oficinas de capacitação.
A ação tem como objetivo dar assistência para as empresas nas áreas de hospedagem, alimentação fora do lar, bares, restaurantes, lanchonetes e similares, além do artesanato local.
As capacitações abordarão temas como: Biossegurança, Sustentabilidade, Boas Práticas para os Serviços de Alimentação (BPSA), Atendimento Inclusivo e Marketing Empresarial.
Para participar das oficinas, as empresas devem cumprir os critérios definidos pela organização do Rally dos Sertões: ser cadastrado no CADASTUR, do Ministério do Turismo, ter o Selo de Turismo Sustentável; participar das capacitações promovidas pelo Sebrae, e ter estrutura de qualidade para atendimento ao público.
Roteiro
Ao todo, serão 10 dias de prova. O rally acontece de 13 a 22 de agosto, passando por sete dos nove estados da região Nordeste: RN, PB, PE, PI, BA, AL e CE. A partida será na Praia da Pipa (RN), com chegada na Praia dos Carneiros (PE).